Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Me chamo Natália, diz minha mãe que fui chamada assim, pois representei o dia do nascimento para ela. Hoje acompanho partos como Doula. Sou Graduada em enfermagem, mãe do Caio á 2 anos, nascido de um maravilhoso parto natural aquático, companheira dessa e de outras vidas do Magno, amiga, irmã, filha e libriana. Gosto do natural, de viajar, de colocar os pés na terra, de plantar, de fotografar e dos nascimentos, todos! Estes assuntos cheios de ocitocina (hormônio do prazer) e prolactina (hormônio do amor) ... me movem, me fazem feliz!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Meu relato de parto....

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Desde que me senti grávida nunca pensei em outro parto que não fosse o natural, mesmo que a família por causa da preocupação excessiva e pelo desconhecimento sobre o processo de parto, sempre que o assunto surgia, me perguntavam sobre a data da cesárea, quando eu falava sobre o natural parecia que não era levada á sério ou realmente não acreditavam em mim. Compreensível, quando se parte do ponto de vista que na família a ultima a sentir as dores do parto tinha sido minha bisavó e desde então todas na família, inclusive eu, nasceram de cesáreas eletivas. Mesmo com todas as minhas fragilidades e medos, preferi seguir o caminho que meu coração apontava. O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos. Assim me sentia pronta para mergulhar no momento mágico da minha transformação que se “completou” no dia 02/11/2009.

Add caption

  Durante a gestação procurei sempre me preparar para o parto, e preparar também as pessoas que eu gostaria que estivesses ali perto de nós naquele momento. Mas por mais que eu estudasse, lesse, nunca poderia sequer imaginar que tudo começaria tão pueril...
Naquela noite de domingo tiveram início os movimentos em meu ventre nem imaginava no que estava por vir, ao me deitar como de costume fiz minhas orações e como se num ato de preparação imergi num sono profundo. Na manha seguinte, resolvi me distrair e preparar a casa para a chegada do pequeno que sentia cada vez mais presente á cada contração. Deu-se início então, a nossa dança... Ficamos em casa, até o momento onde eu senti que era hora de ir para casa de parto, então liguei para nossa Fada Danúbia, enfermeira, mestre e amiga que nos assistiu durante toda gestação e combinamos de nos encontrar lá naquele templo de vida que é a casa de parto.


Add caption
Naquela atmosfera de amizade, amor e segurança com todas as pessoas que eu amo, celebrávamos a vida, não procurávamos entender, vivíamos aquele momento intimamente. Redenção... Eu era bicho de novo. O sol deu lugar à energia feminina da lua cheia, seda branca. Curvo humilde diante da sua grandeza.
O negro da noite cede lugar ao vermelho, ao suor, à energia abundante, ao fogo da criação. Terra e céu se misturam, movimentos de vulcão. Há todos os fenômenos em meu interior. O domínio cresce e entrego-me impotente à força da mãe divina. Sem limites, sem sentidos, explodo ao êxtase harmônico do meu corpo, energia, fenômeno cósmico, universo em expansão. Sinto-me parte de tudo, dissolvo-me no mundo, sem limites, espalho-me. Experimento a minha tão abençoada origem. O gozo do universo se repete relativo ao tamanho da minha existência.
Veio ao mundo uma criança, uma mãe e um pai. Não sei mais a diferença entre parir e nascer.

Add caption
Aos poucos retorno tranquila à cerimônia que chega ao fim neste estranho planeta onde estou. O fogo ainda se mantém timidamente aceso, aquecendo o corpo que experimentou em si a criação. Agora, mulher, fêmea, mãe, que recebe sem perceber os primeiros raios de um novo amanhecer que se aproxima. Pais com faces alvas, delicadas, revelando sono tranqüilo, almas rejubiladas, doces sorrisos de jovens que alcançaram em si a redenção!
Ouvir o coração com sinceridade sempre será a melhor forma de caminhar pelo caminho de cristais, com pontinhas que pinicam os pés, mas que ao mesmo tempo dão uma energia fabulosa desperta nosso prana e nos alimenta.
                                                                                            
Add caption
Só tenho um mestre além do meu Deus interior que me guia, me ensina e me mostra o caminho. Nele invisto a quantia que for. Meu mestre é meu filho Caio e a sua pureza de ser. Desde o dia em que chegou, à sua maneira diferente de ser, mostrou-me que nessa história o guia é ele! Assim tem sido e que assim seja! Chegou varrendo de nossas vidas os “mestres” que não nos guiavam até a felicidade, ensinou-me a importância de viver o presente, de me amar para poder amá-lo, de estar segura para dar-lhe segurança, de ter equilíbrio para dar-lhe paz!
A vida tem seus muitos mistérios. Conseguimos tocar algumas explicações, mas tantas ficam para trás. A mim importa, nesse momento, compreender de onde veio a minha "dor" do parto e o que eu faço com ela. Já sei que não quero fugir da "dor", sei que ela não me imobiliza, que a partir dela posso acessar lugares em mim que desconheço.
O equilíbrio das forças cumpriu-se mais uma vez. O ciclo nunca chega ao fim....

5 comentários:

  1. Lindas palavras, escritas com o coração..com a alma..vindas do seu interior..espero em breve passar por essa experiência..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nati, que lindo e emocionante texto! Bem que eu desconfiava que a chama acesa do teu olhar gigantesco de menina escondia um mulherão, e uma poeta! Beijo enorme da amiga recente,
    Deborah

    ResponderExcluir
  3. Emocionante Natália... Parabéns pela maravilhosa escolha que trouxe Caio ao mundo com muita saúde e energia!!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Nat, adorei tudo, achei lindo!! Parabéns pela coragem e coração!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Natália, que linda a descrição da sua experiência tão maravilhosa! É possível perceber o quão especial foi aquele momento pra vc, mas saber desse sentimento, tenho certeza que acontecerá só quando for a minha hora! E espero que seja assim, plenitude sem fim!

    ResponderExcluir